terça-feira, 17 de maio de 2016

Trabalhos de Campo e Educação Ambiental

                             
          Mediante a solicitação do professor Daniel Miranda da disciplina de Drenagem Urbana, para o desenvolvimento de um trabalho acadêmico junto a uma comunidade escolhida pelos alunos no qual o mesmo leciona, foi confeccionado um jornal com o tema sobre enchente sob a responsabilidade do grupo de alunos.

Com o intuito de deixar a população informada das causas e consequências das enchentes, foi escolhida uma comunidade que frequentemente é vítima das enchentes no bairro Vila São Paulo, na cidade de Contagem – MG que faz divisa com a capital mineira Belo Horizonte.

A comunidade construiu suas residências às margens do afluente do Ribeirão Arrudas, o córrego Ferrugem. O córrego foi canalizado, bem como o Ribeirão Arrudas, logo, quando o córrego é inundado devido às elevadas quantidade de água precipitada das chuvas que ocorre na bacia hidrográfica, a comunidade ribeirinha é atingida, resultando em perda de bens materiais, até mesmo perda de vidas.

Pela alta frequência das enchentes a comunidade fez adaptações em suas residências para minimizar a problemática que sofrem, como a construção de mais andares nas suas casas, deixando assim o térreo muitas vezes abandonados.

No dia da ação, foi percebido entulho de lixo às margens do córrego, saneamento precário quanto a rede de esgoto, os residentes do local foram bem receptivos aceitando a abordagem e a entrega do jornal informativo.

Ao sair do local, podemos concluir que falta informação e conhecimento por parte da comunidade ao se instalar em um local que é bem vulnerável à enchentes e por estar a beira de um corpo d´água. Pode-se dizer que também há uma negligência do órgão público em remanejar essas famílias para áreas mais seguras e conscientiza-los dos perigos e dos riscos à saúde.                                                      
Alunos: Aline Oliveira, Cecília Couto, Luciana da Silva, Manuela Augusta e Thiago Assunção.